terça-feira, 5 de maio de 2009

Dia de Trabalho



Primeiro de maio, um dia de descanso para compensar o trabalho de um ano inteiro. Parece ironia. Nesse ponto que é perceptível a diferença entre "Dia do Trabalho" e "Dia de Trabalho". A infelicidade consta no fato de haver mais "dias de trabalho" que qualquer outro dia. A sorte é haver dias de lazer, e não "dia do lazer", ou "dia da cerveja" ou então "dia do sexo". E pergunto-me o sentido de "dia do trabalho". Comemorar o trabalho? Dedicar um dia para comemorar o ato que nos mantém sem fome e enriquece o patrão? Com acidez nessas palavras, digo que gostaria de ver o "dia da exploração do trabalhador" pois canso de ver "dias de exploração do trabalhador". Pelo menos um novo feriado, "o dia da exploração do trabalhador", assim como o "dia do trabalho", ocorreria apenas uma vez por ano , e não todos os dias como se é comum ver em fábricas, campos e outras instituições de trabalho.

3 comentários:

  1. Provavelmente algum empregador ficaria "puto" ao ler esse texto Beavis... hehehe
    Bom, eu acho sim que o trabalho dignifica o homem, pelas razões das quais inúmeros textos discorrem com sabedoria, porém ele também o escraviza, já que o trabalhador assalariado não tem a opção de querer ou não trabalhar. Seria culpa da revolução industrial? O trabalhador fazia seu tempo de trabalho. Trabalhava para seu sustento quando lhe era conveniente. Se hoje dividimos o dia em 8 horas de trabalho, 8 horas de lazer e 8 horas de descanso, "robotizamos" o homem a trabalhar sob o "olhar" atento do relógio.

    Parabéns pelo texto Beavis!

    ResponderExcluir
  2. realmente, meu camarada Jackson, o que me incomoda é justamente isso: o processo de 'robotização' do ser humano. acordamos, vamos trabalhar, almoçamos, trabalhamos novamente, jantamos e dormimos para acordar be e trabalhar no outro dia, completando assim um ciclo. o problema é que o homem passa a ser considerado como uma engrenagem. nao é mais possivel ver a sociedade como um organismo vivo, e sim um sistema de engrenagens. e quando morre uma engrenagem, nao abala em nada, pois sempre haverá outras engrenagens que dão suporte para mover um sistema abstrato que prende o homem.

    é foda...

    ResponderExcluir
  3. o texto está fodao pra caralho !!!
    mostra uma visão interessante demais.

    (luis paulo)

    ResponderExcluir